Saiba qual a importância da unidade de tratamento de ar para salas limpas

ultra-refrigeracao-artigo-02

UTA, ou Unidade de Tratamento de Ar para sala limpa, é um equipamento que tem por função tratar e promover a recirculação do ar em espaços específicos. A peça é integrante de um sistema de HVAC / AVAC: Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Todavia, é bastante comum que também sejam utilizadas fora destes sistemas. Em situações do tipo, o que ocorre é o fornecimento da filtragem e a ventilação para os locais que não necessitam de tratamento do ar. Um exemplo disso são os galpões de fábricas, que requerem desta atenção para garantia da qualidade do ar do ambiente.

A UTA dispõe de estrutura em aço galvanizado ou inoxidável e alumínio. A confecção sob estes materiais se dá devido ao fato de serem equipamentos modulares que possibilitam variação na sua forma de montagem e tamanho. No interior da UTA estão elementos funcionais.

A Airlink Filtros conta com uma ampla variedade de filtros e produtos como UTAs. Assim, trabalha no fornecimento e orientação aos clientes acerca do assunto. Desta forma, dispõe deste texto para preparar ainda mais o público na hora da escolha certa. Assim, saiba qual a importância da unidade de tratamento de ar para salas limpas!

Como funciona a Unidade de Tratamento de Ar para sala limpa
As UTA’s realizam a recirculação do ar. Assim, é certo afirmar que estas unidades retiram o ar dos ambientes e promovem a filtragem e tratamento dele. Isso ocorre por meio do seu sistema e dos filtros contidos. A partir disso, após este processo, este mesmo ar é depositado no ambiente e assim por diante. É esta recirculação de ar que é promovida e que permite um ambiente mais seguro e saudável para a convivência das pessoas. O processo ainda garante suporte no controle da temperatura e umidade relativa do ar. Assim, promovem a renovação e a higienização destes espaços.

Elementos da UTA
Para um funcionamento completo e eficiente da UTA, é fundamental que componham sua estrutura:

Ventilador para movimentar o ar. Eles podem estar em um ou mais números e apresentarem variações na saída ou no processo de insuflação da UTA;
Elementos de Arrefecimento e Aquecimento para o controle da temperatura do ar. Aqui, vapor ou resistência elétrica atuam na função conforme necessidade de aplicação;
Elementos de Filtragem para a garantia de um ar livre de impurezas. Enquanto os filtros grossos são instalados na entrada do ar, para a filtragem de partículas maiores, os finos e absolutos HEPA são utilizados para maior qualidade do ar em salas limpas, para evitar contaminações no local.
Troca dos filtros e manutenção em geral da UTA
A manutenção preventiva é imprescindível. Pois, se saturados, os filtros de ar podem comprometer a eficácia de todo o sistema, ocasionando inclusive a contaminação deste. Assim, a unidade de tratamento de ar para sala limpa desempenha um papel fundamental.

Algumas UTAS podem ainda emitir ruídos por conta de seu sistema de ventilador(es). Desta forma, atenuadores são indicados para evitar desconforto a quem circula nestes ambientes. A Airlink Filtros dispõe de filtros para UTA’s e pode te auxiliar com esta demanda.

 

Fonte: Airlink Filtros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram