Energia Solar Residencial

Energia Solar na Residência

A energia solar funciona convertendo a luz do sol em eletricidade. Essa eletricidade pode então ser usada em sua casa ou exportada para a rede quando não for necessária. Isso é feito instalando painéis solares em seu telhado que geram eletricidade DC (Corrente Contínua). Este é então alimentado em um inversor solar que converte a eletricidade DC de seus painéis solares em eletricidade AC (Corrente Alternada).

1. Seus painéis solares são feitos de células fotovoltaicas (PV) de silício. Quando a luz do sol atinge seus painéis solares , as células fotovoltaicas absorvem os raios do sol e a eletricidade é produzida por meio do efeito fotovoltaico. A eletricidade produzida por seus painéis é chamada de eletricidade de corrente contínua (DC) e não é adequada para ser usada em sua casa por seus eletrodomésticos. Em vez disso, a eletricidade CC é direcionada para o inversor central (ou micro inversor, dependendo da configuração do sistema).

2. Seu inversor é capaz de converter a eletricidade DC em eletricidade de Corrente Alternada (AC), que pode ser usada em sua casa. A partir daqui, a eletricidade AC é direcionada para o seu quadro elétrico de distribuição.

3. Um painel de controle permite que sua eletricidade AC utilizável seja enviada para os aparelhos em sua casa. Seu painel sempre garantirá que sua energia solar seja usada primeiro para alimentar sua casa, apenas acessando energia da rede que precisar quando sua produção solar não for suficiente.

4. Todas as residências com energia solar são obrigadas a ter um medidor bidirecional (medidor de serviço público), que seu distribuidor de eletricidade irá instalar para você. Um medidor bidirecional é capaz de registrar toda a energia que chega à casa, mas também registrar a quantidade de energia solar que é exportada de volta para a rede. Isso é chamado de medição de rede.

5. Qualquer eletricidade  produzida pela energia solar não utilizada é injetada na a rede. Exportar energia solar de volta para a rede renderá a você um crédito em sua conta de eletricidade. Suas contas de eletricidade levarão em consideração a eletricidade que você compra da rede, mais os créditos pela eletricidade gerada por seu sistema de energia solar que você não usa.

Com o sistema de energia solar, você não precisa ligá-lo de manhã ou desligá-lo à noite – o sistema fará isso de forma contínua e automática. Você também não precisa alternar entre a energia solar e a rede elétrica, pois seu sistema solar pode determinar quando é melhor fazer isso com base na quantidade de energia consumida em sua casa. Na verdade, um sistema solar requer muito pouca manutenção (já que não há partes móveis), o que significa que você mal notará que ele está lá. Isso também significa que um sistema de energia solar de boa qualidade durará muito tempo.

Seu inversor solar (normalmente instalado em sua garagem ou em um local acessível), pode fornecer informações como a quantidade de eletricidade sendo produzida em qualquer momento ou quanto gerou durante o dia ou no total desde que esteve  operando. Muitos inversores de qualidade apresentam conectividade sem fio e monitoramento online sofisticado .

Se parecer complicado, não se preocupe; um dos consultores de energia especialistas da PW Solar  orientá-lo através do processo de como a energia solar funciona por telefone, e-mail ou por meio de uma visita domiciliar gratuita.